Como utilizar corretamente sua bateria tracionaria?

As baterias tracionarias são de fácil uso e manutenção. Com um mínimo de cuidado você terá anos de proveitosos serviços. Então porque algumas baterias trabalham sete ou oito anos e outras morrem precocemente? Apresentamos duas razões principais para que isso ocorra:

Algumas baterias são melhores que outras, por possuírem um projeto melhor e serem produzidas com ligas e componentes superiores.

Mesmo a melhor bateria do mundo irá falhar prematuramente se sofrer abusos

Para que você possa aumentar a vida da bateria, basta seguir os 10 passos deste informativo. Não se esqueça de que, seguindo estes 10 passos, você estará economizando dinheiro.

 

1 - Siga as Instruções do manual de operação

Muitas baterias têm tido seu potencial de vida drasticamente reduzido, antes mesmo de completar o primeiro ciclo, porque alguém negligenciou e não cumpriu as instruções. É muito importante verificar as condições de operação do carregador antes de carregar as baterias. Você mesmo pode criar um check-list antes de colocar a bateria em carga, verificando contatos e conexões e as características elétricas básicas do carregador.

 

2 - Verifique as conexões

Uma conexão frouxa pode causar danos, como uma faísca ou queda de tensão. Como medida de segurança, verifique as conexões periodicamente. Faça o mesmo em sua empilhadeira. Para evitar um curto-circuito, nunca use um conector para interromper o circuito. Sempre desligue o carregador para conectar ou desconectar a bateria; (salvo carregadores com sistema auto start).

 

3 - Adicione água regularmente após a carga

Use água destilada ou deionizada. Mantenha sempre o nível. Adicionar água somente após a carga. Se a adição for executada antes da carga, poderá ocorrer transbordamento. Transbordar significa perda de eletrólito. A perda de eletrólito pode provocar corrosão nas conexões, caixa e também no compartimento da empilhadeira.

 

4 - Mantenha a bateria limpa

As baterias devem ser mantidas limpas e secas. Se o eletrólito for expelido, neutralize-o imediatamente em solução à base de bicarbonato de sódio e água. Com as tampas das válvulas no lugar, use um pincel de limpeza e limpe todos os conectores. Remova todos os resíduos de bicarbonato. Não se esqueça de usar seus equipamentos de proteção individual, como: óculos, máscara e luvas de borracha.

 

5 - Não deixe ferramentas sobre a bateria

Os gases liberados pela bateria podem ser explosivos. Curtos-circuitos podem causar explosão ou danos nos vasos e tampas. Se ocorrer um curto-circuito, verifique imediatamente a situação dos elementos antes de colocar a bateria em serviço novamente. Se seus equipamentos de medição (voltímetro, densímetro, termômetro) não estiverem aferidos, você poderá causar danos irreversíveis à bateria.

 

6 - Durante a carga mantenha as válvulas flip-top abertas

As válvulas de segurança possibilitam o escape de gases e protegem contra a queda acidental de objetos dentro do elemento. Um pequeno pedaço de metal pode contaminar o eletrólito e danificar o elemento. Abra as válvulas de segurança para adicionar água ou fazer leitura de densidade. No caso de baterias com enchimento automático, leia atentamente o manual específico.

 

7-Mantenha a bateria com temperatura próxima a 25 º C

Uma recarga normal pode aumentar a temperatura da bateria em 15 º C ou mais. Normalmente, isto não é um problema. Mas se você estiver usando sua bateria próxima a uma área quente, ou se sua sala de carga for quente ou precariamente ventilada, isto pode ser um problema. Temperaturas altas diminuem a vida da bateria. Se sua empilhadeira trabalha em lugares quentes, dê à sua bateria um descanso após a recarga num ambiente bem ventilado.

 

8 - Não sobrecarregue a bateria

Não deixe ninguém enganar você. O prolongamento de sobrecarga não aumenta a capacidade da bateria, e pode diminuir substancialmente a vida da bateria. Sobrecarga acidental é tão danosa quanto à sobrecarga intencional. Aqui estão alguns sinais de problemas com carga:          

            A. Aumento irregular na temperatura da bateria depois de 8 horas de carga, qualquer temperatura acima de 25 ºC pode causar problemas.

            B. Necessidade de cargas contínuas.

            C. Cargas aceleradas;

Quando qualquer destas coisas acontecerem, você pode estar tendo problemas no carregador.

 

9 - Em caso de acidente

Baterias danificadas podem ser recuperadas, desde que o dano sofrido não tenha afetado a integridade dos elementos. Uma bateria com danos em sua arca, por exemplo, se continuar em operação, ficará totalmente irrecuperável.Não sucateie suas baterias antes de se certificar de que ela não pode ser recuperada.

 

10 - Baterias ou carregadores com problemas...

Chame o representante local e um de nossos técnicos o atenderá prontamente. Mantemos á sua disposição serviços de manutenção com baixo custo para sua empresa.